Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande Disponibiliza dados para OpenStreetMap

 

Ribeirão Grande está no mapa

mapa de ribeirao grande bairro centro

Assim como em muitos municípios brasileiros, Ribeirão Grande está a cerca de cinco anos alimentando informações geográficas através da ação de voluntários locais no OpenStreetMap (OSM), um projeto de mapeamento colaborativo, livre e editável, que conta com adesão de vários países. O Projeto Mapa de Ribeirão Grande vem colaborando com informações e na conscientização dos habitantes para que se identifiquem com o conhecimento geográfico local e no uso do OSM.

Para todos:  Conhecimento geográfico e tecnologia ao seu alcance!

É o resultado do esforço de cada um, e benefício para todos nós. Se você ainda não conhece, saiba mais sobre OpenStreetMap, descubra e explore Ribeirão Grande. Saiba mais.

 

É possível saber sobre informações a respeito de limites administrativos urbanos, municipais e de unidades de conservação, sobre rios e córregos que compõe a hidrografia de Ribeirão Grande.

Dados atuais sobre ruas, de acordo com a legislação municipal incluindo projetos de lei em bairros rurais. Não somente nome, é possível identificar todos detalhes possíveis, tais como iluminação, pavimentação e sentido de direção, entre outros, fatores que por exemplo modificam o resultado de uma navegação veicular via GPS.

Foi feito um esforço inicial em cadastrar endereços residenciais e nomes de fazendas utilizando técnicas simples de mapeamento.

É um mapa que respeita as pessoas e o conhecimento local. Somente neste mapa é possível combinar história e atualidade, conhecimento local e conhecimento oficial: É possível pesquisar por endereços de ruas e estradas tanto por nome oficial, quanto por nome antigo a qual era chamado, e ao mesmo tempo por algum nome alternativo dado pela comunidade.

As informações podem também ser utilizadas em modelos de GPS Garmin, Tomtom e 7ways. A localização das vias é apenas um dos benefícios da base de dados. O sistema também permite o mapeamento de linhas municipais de ônibus, táxi, de áreas verdes e inúmeras outras situações.

Agradecimentos

Agradecimentos aos voluntários da comunidade OpenStreetMap que atuam na região, a comunidade brasileira que sempre dá apoio, que juntos contribuíram para a qualidade do mapa na região.

Agradecimentos as parcerias, pessoas de diversos setores públicos e privados e amigos de longas datas que ao longo do tempo contribuíram para o acúmulo de bons resultados. Em especial ao Grupo Amigos de Ribeirão Grande… ao Junior (Pedro Antonio Junior), a Cristina Fachini, ao Zé do Jipe e a Sonia Araujo, que ao longo do tempo sempre apoiaram e ajudaram.

Agradecimentos a gestão da Prefeitura Municipal pelo apoio e reconhecimento da importância do OpenStreetMap para o Município, em especial a Prefeita Eliana pela atenção ao projeto; agradecimentos também a Coordenadora de Turismo Sonia Araújo pela articulação e reconhecimento da importância dos mapas livres; a diretora Renata e sua equipe do Departamento de Educação, Esporte e Cultura; e demais departamentos.

Decreto Municipal 57/17, de 19 de outubro de 2017:

decreto-057-2017-openstreetmap-prefeitura-municipal-ribeirao-grande.jpg


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.