Praça Vicente Silvano de Souza

Abrir mapa

Praca-Vicente-Silvano-de-Souza-ribeirao-grande-sp.jpg

Sobre Vicente Silvano de Souza

Praca-Vicente-Silvano-de-Souza-ribeirao-grande-sp.jpg

Filiação: Pedro Chavita e Amélia Sivana de Souza.
Nascido em 04 de Maio de 1934.
Natural de Itapeva.

Desde a adolescência trabalhou na ferrovia sorocabana no corte de lenha.
Ainda adolescente foi para o colégio agrícola da cidade de Pinhais-SP, onde se formou técnico agrícola. Após esse período instalou em Adrianópolis-PR um posto de combustíveis onde veio a conhecer sua esposa Neusa Batista Dias de Souza, proprietária de uma churrascaria nessa mesma cidade.
Após se casarem no ano de 1960, passou a trabalhar na sua propriedade rural na cidade de Ribeira na produção de frutas e suínos. Alguns anos depois adquiriu uma padaria nessa cidade e foi designado comissário de menor onde atuou e desenvolveu muitos trabalhos relevantes para aquele município.
Em 1968, mudou-se para a cidade de Apiaí e projetou o loteamento Jardim Paraíso, realizando a venda do empreendimento.
Em 1972, na cidade de Guapiara implantou o loteamento Jardim Canuto, fazendo a corretagem de mais esse empreendimento.
No ano de 1973, sabendo da implantação da fábrica de cimento Nassau no então Distrito de Ribeirão Grande, transferiu-se com a família, adquirindo uma propriedade onde construiu um posto de combustíveis, restaurante, churrascaria, oficina entre outros para atender o fluxo de transporte de cimento, oferecendo emprego a diversas pessoas e trazendo progresso a nossa comunidade.
Durante esse período, Vicente Silvano também se engajou na política local, sendo um dos fundadores do PMDB na região.
No mandato do prefeito de Capão Bonito, Hélio de Souza foi nomeado sub-prefeito do Distrito de Ribeirão Grande por seis anos, onde atuou fortemente pela melhoria da vida das comunidades.
Foi membro da Comissão Emancipadora do Distrito e teve participação fundamental para que Ribeirão Grande se elevasse a nível de município, na década de 1990.
Em 1992, na primeira eleição do recém criado município foi candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito Vandir Mendes de Queiroz e foram eleitos com porcentagem expressiva de votos e desenvolveu um trabalho de muita harmonia com o prefeito, ás comunidades e suas lideranças, mantendo laços de parcerias com o município mãe Capão Bonito.
No bairro Ferreira dos Matos, recebeu durante o seu mandato de vice-prefeito uma homenagem pelo seu trabalho sério e pela sua atuação no município de forma singular.
Após o encerramento do do seu mandato em 1996, ainda continuou exercendo o trabalho na prefeitura por mais um mandato no Departamento de Obras, atendendo as solicitações dos munícipes e no cenário político, sendo um importante articulador, sempre com uma visão de futuro para o município e com conhecedor da região, onde estamos inseridos.
Em 27 de Julho de 2004, aos 70 anos de idade, depois de tantas lutas e um belo exemplo de vida, faleceu Vicente Silvano de Souza, sepultado no cemitério “Recanto da Paz” de Ribeirão Grande, deixando os filhos:

Emmanuel Sócrates Batista Dias de Souza,
Ênio Aneri Batista Dias de Souza,
Elcid Batista Dias de Souza,
Eliane Batista Dias de Souza,
Émerson Batista Dias de Souza.

Fonte: Vereador Cirineu Ferreira Silva, Câmara Municipal de Ribeirão Grande – Janeiro de 2018. 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.