Jacutinga é destaque em acervo de fotógrafo de natureza

Vítima da destruição do habitat e da caça ilegal, a ave deixou de existir em algumas regiões do País.

Fonte: G1

Jacutinga

A jacutinga ocorre em áreas protegidas de Mata Atlântica

Acostumado com a diversidade de espécies do Parque Estadual Intervales, em Ribeirão Grande (SP), o guia de observação de aves Renato Paiva destaca o encontro com uma jacutinga, momento recordado como um dos mais emocionantes.

Além da plumagem brilhante e colorida, o fato da espécie estar ameaçada de extinção fez o encontro ser tão importante. “Encontrar espécies ameaçadas é sempre uma emoção muito grande. Foi especial poder registrá-la”, conta.

Fotógrafo de natureza há nove anos, Renato valoriza os flagrantes de animais livres na natureza. “O registro é uma ferramenta importante para conscientizar a população de que é possível conviver com a natureza sem destruí-la”, diz o guia, que faz questão de manter o contato com a fauna e a flora diariamente. “Estar conectado com a vida natural é tudo de bom! Além de repor as energias, nos afasta de qualquer tipo de estresse”, completa.

A Jacutinga

Vitima do desmatamento e da caça indiscriminada, a jacutinga deixou de existir em algumas regiões do Brasil, em trechos do Sul da Bahia até o Rio Grande do Sul.

Habituada a viver em grupos, a ave ocorre em áreas protegidas de Mata Atlântica, como no Parque Estadual de Carlos Botelho e no Parque Estadual Serra do Mar, em São Paulo.

Com cerca de 74 centímetros, a ave pesa até 1,4 quilos e se destaca pela plumagem brilhante e colorida. O bico, de tom azul claro, também chama atenção, assim como a barbela vermelha e azul na região da garganta.

Frutos, principalmente os coquinhos da palmeira juçara, e alguns insetos compõem a dieta da jacutinga, que no período de reprodução constrói o ninho nas forquilhas dos galhos mais altos e protegidos. Os filhotes nascem após 28 dias de incubação dos ovos.

Matéria completa

Observação de Aves

Birdwatching por Renato Paiva - PE Intervales - Ribeirão Grande - SP

Saiba mais


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.