Santuário Nossa Senhora D’Ajuda em Guapiara

Todos os finais de semana acontecem pequenas romarias à Capela do Alto. São famílias que para lá vão para passar um momento de reflexão e lazer.

As paróquias dos municípios de Itapirapuã Paulista, Itaberá, Itapeva, Capão Bonito, Ribeirão Grande também organizam suas caravanas no decorrer do ano. Mas existem duas grandes e expressivas romarias: a romaria de Guapiara que se realiza em julho e a Romaria de Ribeirão Grande que acontece em setembro. Na romaria de Guapiara são percorridos 14 km a pé e a de Ribeirão Grande, 20 km. Nestas duas Romarias, vemos uma grande multidão de de devotos e romeiros que vão pagar promessas e rogar à Virgem Maria.

12002875_685970041538623_7557167744406476296_n-e1533039878541.jpg
Romaria da Paróquia Bom Jesus ao Santuário. Foto: Thais Oliveira

O Santuário

santuc3a1rio-nossa-senhora-dajuda-em-guapiara

Segundo relatos do Pe.Anônio Dragone, primeiro pároco da Paróquia São José de Guapiara, registrado no Livro Tombo aos 27 de janeiro de 1963 diz que: a “Capela do Alto, ou da Boa Vista, dedicada Nossa Senhora D’Ajuda. Merece particular menção porque é alvo de devoção não somente do povo do bairro, mas de todo povo de Guapiara e das redondezas, que lá se dirigem frequentemente em Romarias e atribui a sua velha imagem prodígios e milagres. Para lá se dirigem também as populações da vizinha paróquia de Capão Bonito. No espírito religioso do povo, a imagem de Nossa Senhora D’Ajuda é para o povo da paróquia, o que Nossa Senhora Aparecida é para o Brasil”.

Em setembro de 2007 durante a Romaria a pé do Município de Ribeirão Grande, Padre Pedro Martins Vieira, conhecendo a História da Capela do Alto, observando que é um lugar de muitas peregrinações e realmente comprovando a forte devoção para com Nossa Senhora D’Ajuda, pede ao Bispo Diocesano, Dom José Moreira que se dignasse elevar a humilde capelinha à dignidade de santuário. Dom José, com sua imensa prudência, responde publicamente dizendo: “Precisamos trabalhar a mentalidade do povo e construir uma estrutura acolhedora e fraterna”.
“Em 2009 colocamos as vias-sacras em azulejos em todo o trajeto que liga o Bairro Pinheiro do Amaral à Capela do Alto, criando um ambiente de oração para os Romeiros.
A atual igreja de Nossa Senhora D’Ajuda tornou-se pequena, devido ao grande fluxo de pessoas nas Grandes Romarias à Capela do Alto. Como o Santuário é o “Lugar do Acolhimento”, pensamos numa construção – uma Nova Igreja, moderna e espaçosa, para acolher acolher os devotos que aqui chegam…
Depois de muita discussão e estado, busca de opiniões e meditação, apresentamos no dia 15 de julho de 2012 o projeto arquitetônico da nova Igreja-Santuário, desenhada pelo arquiteto Paulo Rogério Machado e assinada pelo Engenheiro Jesus Vicente Castelano Júnior.
Em 27 de maio de 2013 iniciamos a terraplanagem no terreno que será criada a Nova Igreja. E no dia 10 de maio de 2014, solenemente lançamos a Pedra Fundamental e iniciamos a construção da nova Casa de Deus, morada de Maria, lugar de Irmãos. “

Abrir mapa

Mapa santuario nossa senhora da ajuda mapaderibeiraogrande.jpg

Origem

Aos 16 de Março de 1800 um senhor chamado Matias Franco pescava no Ribeirão do Cristal. Ele ficou surpreso ao lançar a rede, e capturar uma pequena bolsa de couro, chamada “patrona”, ao retirá-la do rio encontrou no seu interior uma “santinha”.
O homem devoto convocou seus parentes, e ergueu uma pequena capela – Capela Santa Cruz, construída de pau a pique e barro, coberta de folhas de palmeiras e sapé. A imagem da “santinha’, foi identificada como Nossa Senhora D’Ajuda, atraindo muitos devotos. Depois foi construído ao redor de sua capelinha um pequeno cemitério, no local onde hoje se chama “Capela do Alto”.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.