Seminário Internacional de Turismo Gastronômico Roteiro do Milho

Sudoeste Paulista recebe evento internacional sobre gastronomia e turismo.

Quando e Onde ?

Dias 12,13 e 14 de março de 2019.

Dia 12: Na FATEC

Como chegar

Dias 13 e 14: No IAC – Instituto Agronômico (Antiga Estação Experimental) 

Como Chegar

Maiores informações e inscrições estão disponíveis na página do Facebook do Roteiro do Milho: www.facebook.com/roteirodomilho

Incrições / Informações

Email: roteirodomilho@gmail.com e tel (15) 35421708

Sobre o Roteiro

Evento terá oficinas sobre o Roteiro do Milho para prefeituras e agências de turismo receptivo.

Nos dias 12, 13 e 14 de março a região sediará o Seminário Internacional de Turismo Gastronômico. O evento, organizado pelo Instituto Agronômico (IAC – Unidade de Capão Bonito), terá a participação de pesquisadores da Universidade de Girona, na Catalunha, Espanha, e tem como objetivo discutir o potencial do turismo como instrumento de preservação da culinária regional e como atividade indutora de desenvolvimento econômico e geração de renda. Além de pesquisadores, o seminário deve receber gestores públicos da área do turismo, profissionais da rede de hotelaria, de estabelecimentos de alimentação e de agências de turismo.

Na noite de abertura, Dolors Vidal vai explicar para os participantes o que é turismo gastronômico. As principais experiências internacionais nesse segmento serão o tema da sessão de LluísMundetCerdan. No segundo dia haverá a apresentação do Roteiro do Milho, um projeto coordenado pela pesquisadora Cristina Fachini, pesquisadora da unidade do IAC/APTA em Capão Bonito e que recebe patrocínio do PROAC. A ideia de criar um roteiro turístico e gastronômico do milho no Sudoeste Paulista surgiu a partir de um mapeamento das receitas tradicionais na região e da identificação de pontos de venda espalhados em todas as cidades da regi e que produzem e comercializam produtos à base de milho, usando receitas tradicionais.

O Roteiro do Milho é um trecho de 200 quilômetros, que agrega as cidades deItapetininga, São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Ribeirão Grande, Ribeirão Branco, Itapeva, Guapiara e Apiaí.

Segundo Fachini, o objetivo do Roteiro do Milho é ampliar o conhecimento sobre a região a partir de um projeto que vem estabelecendo parcerias com instituições de pesquisa, empreendimentos locais, prefeituras e com a colaboração da comunidade. Além disso, de acordo com ela, paralelamente à criação do Roteiro, está sendo feito um mapeamento da produção de milho caipira, de paiol ou crioulo, bem como o seu uso nas fábricas de farinha, nas festas de milho verde e no artesanato local. Milho crioulo é todo milho que não foi apropriado pela indústria, constituído de variedades tradicionais que passam de geração a geração pelas mãos dos agricultores.

O milho foi escolhido como ícone do novo roteiro por ser um ingrediente com forte presença na culinária da região. Além de ser utilizado no dia a dia, diversas  cidades da região organizam festas do milho ao longo do ano que chegam a receber cinco mil pessoas em um só dia e que consomem cerca de 10 toneladas de milho produzido na região. O roteiro também será uma oportunidade para conhecer a cultura em torno da tradição do milho que inclui a confecção de cestarias e peneiras para produção artesanal de farinha de milho, a fabricação do pilão e de artesanato de palha do milho.

Serão três dias de evento. No dia 12 de março o evento acontecerá na FATEC de Capão Bonito e é aberto ao público. No dia 13 representantes das prefeituras e do setor privado do ramo de alimentação, bebidas, das fábricas de farinha de milho, hotéis e agências de turismo receptivo e demais instituições afins estão convidadas a participar de uma oficina sobre o Roteiro do Milho que acontecerá na Unidade de Pesquisa do IAC em Capão Bonito (Rodovia SP 250 km 232 – Capão Bonito SP). No último dia, esse mesmo público está fará um trecho do Roteiro em São Miguel Arcanjo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.