Fandango de Tamanco de Ribeirão Grande

O fandango é uma dança cantada e sapateada, e chegou a nossa região através dos tropeiros que vinham do sul do país até o sudoeste paulista trazendo tropas de muares.Com o passar do tempo tendo grandes influencias caipira, o fandango tornou-se uma das mais antigas tradições de nossa cidade.
O fandango era realizado após os mutirões que eram trabalhos coletivos que envolviam o bairro, por exemplo, uma roçada e a noite era realizado o fandango que ia até o raiar do dia.
Para se dançar o fandango é utilizado viola de dez cordas, sanfona de oito baixos e o tradicional tamanco que surgiu na necessidade de produzir o som na hora do sapateado, o tamanco é feito de árvore de laranjeira que é uma madeira resistente para não rachar e típica para a formação do som.
O grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo foi formado no ano de 1.964 por Pedro Vilarino Ferreira. O grupo vem se apresentando em varias cidades e marcando presença a mais de quarenta anos no festival do folclore da cidade de Olímpia.
Hoje o grupo é formado por crianças, jovens e adultos que trazem essa tradição com muito orgulho.
Preocupado com a desvalorização e a perda da cultura caipira o grupo formou a Associação Cultural Caipira Cuitelo que visa resgatar as culturas tradicionais caipiras da região para futura geração.

Existem vários tipos de fandangos: de chinela, tropeiro, catira e cateretê, entre outros. O Fandango de Tamanco de Ribeirão Grande é uma grande tradição existente no Brasil, onde se dança usando tamanco de madeira especial para produzir som para emitirem uma rica e contagiante sonoridade.

Reportagem feita por Marcos Paiva para seu programa de Ponta a Ponta. Fonte do vídeo/Créditos: Programa De Ponta a Ponta – TV Tem

Documentário completo. Conheça o Fandango de Tamanco, a cultura, história, gastronomia e muito mais sobre Ribeirão Grande.

Aprenda o Fandango de Tamanco

Contato:

Página no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100006951558526&fref=ts


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.