Conheça Ribeirão Grande

Localizado no sudoeste paulista, distante a 230 Km da capital, com população de cerca de 7,5 mil habitantes, o município fundado em 1992 preserva tradições da cultura caipira com influência tropeira, como a Dança de Fandango de Tamanco e uma construção de taipa datada do século XVIII chamada Casa Grande, patrimônio tombado pelo CONDEPHAAT, também os sítios arqueológicos Encanados, construções que ao longo dos séculos preservam vestígios da formação do Brasil durante o ciclo do ouro nas Minas do Paranapanema.

A culinária traz receitas típicas tradicionais e pratos consagrados, presentes nas festas e eventos locais e regionais que atraem visitantes de norte a sul para conhecer as delícias da nossa terra, como o famoso espeto de carne suína chamado Rojão.

Com relevo exuberante, natureza preservada, lindas cachoeiras e cavernas, possui os melhores acessos para dois parques estaduais, rotas de cicloturismo dentro e fora desses parques, rotas de turismo religioso, de cavalgadas e passagem da rota Rastro da Serpente. Oferece opções de esporte e lazer como ciclismo, trilhas de jipes e motos, voo livre e corridas.             

Com cerca de 30% de área nativa preservada, no coração do maior corredor de Mata Atlântica preservada do Brasil, localiza-se o Paraiso Eco Lodge, primeiro hotel de selva do país neste bioma.  É portal para a Estação Ecológica Xitué, PENAP e o Parque Estadual Intervales, uma referência em ecoturismo que recebe turistas de todo o país e do estrangeiro, ideal para prática de observação da natureza com ênfase em observação de aves ou birdwatching.